Vocês sabem o que é um Japamala? Eu fiz um pra meditar!

Japamala é um tipo de terço antigo muito utilizado pra ajudar na contagem em orações e mentalizações. Meu marido pratica meditação e me pediu pra fazer um japamala. Confesso que não sabia o que era, mas achei a ideia bem bacana. Comecei a fazer yoga e meditação há alguns meses e ando bem interessada em aprender melhor sobre tudo isso. Dai mergulhei pra entender como fazer um japamala para a minha casa!

Japa significa repetição e mala signifca cordão ou colar. Um japamala é composto por 108  contas e uma conta central – o meru – que significa o início e o fim do terço. Pela filosofia yogue, ao completar o circuito de 108 repetições de uma oração, mentalização ou mantra conseguimos alcançar um estágio superior de consciência chamado de transcedental. Tô pronta pra tentar :-) Existem também variações menores de japamala com 54 ou 27 contas.

Japamala-terco

No início fiquei em dúvida sobre que tipo de conta usar, mas optei por fazer o meu japamala com pedras brasileiras. Queria que ficasse um objeto bonito também, que pudesse utilizar como decoração. E ficou lindo!

Japamala_material

Escolhi duas pedras com significado bacana. A ametista é a pedra da paz e da espiritualidade. É uma das pedras mais utilizadas em meditação! O citrino é a pedra da prosperidade, da auto-estima e do sucesso profissional. Era esta mistura que nós estávamos precisando em casa. Comprei pulserinhas da pedra em uma lojinha. Não custaram caro: R$ 3,00 cada pulseira com umas 25 pedras cada. Comprei três pulseiras de cada!

Japamala_pedras

Fazer o japamala não tem muito segredo. É super simples. Só demorei um pouquinho mais porque perdi a conta várias vezes :-0. Usei uma linha resistente de poliéster para fazer o terço. Não tinha em casa linha própria pra fazer pulseira ou aquelas transparentes. O acabamento ficou bacana! Usei também acessórios de bijuteria para fazer o acabamento no final do terço. Japamala_1

Japamala_2

Assim ficou o meu japamala :-) E ainda sobraram algumas pedras para fazer um japamala menor. Estou pensando em produzir um pequeno, de 27 pedras, para levar em viagens ou pra yoga. Também ficou lindo na estante de casa! Curtiram?

Japamala_4