Um novo uso para antigas xícaras!

 

Eu adoro visitar feiras de antiguidade. São Paulo tem três delas, que eu saiba :-) Tem a feirinha da praça Benedito Calixto, do vão livre do Masp e do Bixiga, na praça Orione. Eu gosto muito desta última feira. O bairro do Bixiga é tradicional, com muitas restaurantes italianos. Então programa de família no domingo é almoçar em algum destes restaurantes e dar uma volta pela feira ou pelas galerias de arte ao redor da praça. Foi lá que num final de semana me encantei por uma das barracas, com xícaras e bules antigos. AMEI! Já tinha na cabeça um projeto para transformar canecas em vasos. Porque não transformar em vasinhos aquelas xícaras incríveis?

Apesar de elas terem um estilo semelhante – com motivos flora e frisos dourados – foi difícil escolher. Queria tipos diferentes de xícara, porque o espaço em casa é pequeno, então optei pela variedade. A maioria delas é de porcelana. Claro que o preço varia quanto mais rara for a porcelana. Pra saber a origem da porcelana, basta olhar embaixo da xícara ou do pires. O blog Antiquario Casarão explica como identificar uma porcelana antiga. (Leia aqui). Comprei xícaras de porcelana Karat Gold, produzidas aqui mesmo em São Paulo. Mesmo sendo recentes, achei lindas!

Eu decidi plantar direto na xícara. Não tem problema que não tenha um furinho embaixo, para escoar a água. Na verdade, eu já fiz uns vasinhos em um potinho de vidro, daqueles que são vendidos com frutas secas. Só não pode molhar muito, porque a terra empapa. Eu plantei mini cebolinhas (o tempero) há uns dois anos, e todas sobrevivem até hoje. Até formou um musgo em cima da terra, que deu um toque rústico nestes vasinhos.

Vaso_xicara_1

Vaso_xicara_2

Em casa nós temos uma composteira domésticas. Reaproveitamos alimentos e folhas secas nela. A nossa composteira é tamanho pequeno, porque tem de caber num apartamento. A terra é boa e nutritiva. Coloquei terra nas três xícaras e coloquei a muda. Pronto, o vasinho de xícara antiga de porcelana ficou pronto. Queria ter espaço dentro da minha cozinha para fazer uma hortinha de temperos assim.

Vaso_xicara_3

Vaso_xicara_4

Vaso_xicara_5

Então, curtiram minha criação? Acabei estreando os meus vasinhas em uma decoração de mesa, na minha festa de aniversário. Coloquei ao lado este suporte com os cupcakes. Ficou lindo!

Titulo_achados_web

A web está cheia de outras ideias para aproveitar xícaras antigas em casa. Fiz uma pesquisa na web e achei algumas ideias incríveis no blog Jeito de Casa. Um dia vou testar estas ideias também. As xícaras não custam tão caro, paguei em média R$ 15,00 em cada uma delas. E pode ser um presente lindo e super diferente. Quem não curtiria algumas destas xícrinhas decorando a casa?

 xicaras valentines-cupcakes08 xicaras-antigas