Terço de miçangas e pedrarias

 

Sabe todas aquelas bijuterias velhas e que você não usa mais? O que você faz quando elas já estão bem usadinhas? Eu guardo todas e ainda ganho das minhas amigas, que sabem que eu posso usar para os meus projetos. Um dia desses minha cunhada me deu uma caixa lotada de pedras, miçangas e outros acessórios para montar bijus. Como eu tenho uma tonelada delas em casa resolvi pensar em um projeto diferente para usa-las.

Com o dia das mães chegando, pensei no que poderia fazer para presentear a minha mãe! Ela uma vez me deu uma pulseira de pérola, cheia de pingentes de santinho com cruz. Foi ai que surgiu a ideia. Imaginei um tercinho todo em pedras coloridas. Algo bem diferente e moderno, que fosse delicado e original.

Este é um presente do dia das mães, que inclusive já dei para a minha mãe porque não aguento esperar a data! Mas pensei que também poderia ser uma lembrancinha bacana de chá de bebê ou mesmo de casamento.

Confira aqui como eu montei o tercinho :-)

Eu tenho duas caixas enormes cheias de restos de bijuterias, miçangas, lantejoulas. Tudo o que vai sobrando, eu guardo. Inclusive tenho peças super antigas, de mais de 20 anos! E tenho também algumas peças exóticas, como um colar de conchas do mar, vindo de uma ilha lá do pacífico.

Tercinho1

Tercinho2

Acho que a tarefa mais difícil – e certamente a que me tomou mais tempo – foi separar as pedras.  Montei aquele tercinho pequeno, sabem? Que tem os 10 mistérios e as 3 pedras que representam o Pai Nosso, Ave Maria e o Credo.

Tercinho3

Usei uma lantejoula como ponto de partida. Comecei pelo base do terço, onde no final conectei a cruz. Coloquei primeiro as pedras representando as orações. Com uma peça circular, usada para montar bijuterias, eu consegui conectar a linha para fazer a parte também circular do terço.

Tercinho4

Tercinho5

Tem de medir certinho o tamanho do fio. Eu tive um problemão com o fio, que se enroscou todo quando já estava na metade do terço. Tive de começar tudo de novo. Deixar o terço pré montado na mesa ajuda bastante para seguir a ordem certa.

Tercinho6

Esta peça de bijuteria ajudou bastante pra finalizar a parte circular do terço. Não sei se dá pra perceber, mas usei lantejoulas transparentes entre algumas peças, para elas não se movimentarem e estragar a ordem. Algumas pedras são maiores que as outras, podem se juntar.

Tercinho7

Este é o resultado final. Gostou? Super fácil de fazer. Dá para brincar com as cores e formatos da peça. Se você curtiu, compartilhe com outras pessoas.

Tercinho8