Scrapbooking: dicas pra fazer um caderno para desenhar

Depois de 8 meses sem blogar nadinha de nada, eu volto com algumas novidades. Primeiro é a mudança de layout do site. Queria mais simples, mais claro, para valorizar as minhas criações. A segunda novidade é este post fresquinho :-) :-) Acabei de finalizar o presente da minha sobrinha Julia: um caderno de desenhos usando a técnica do scrapbooking. Produzi algumas páginas e outras deixei para a Julia criar o que quiser. Ficou uma fofura só…<3

Scrapbook é a técnica para personalizar por meio de colagem álbum de fotografia, agenda, convites e o que quiser. É um jeito de decorar, mas também adicionar informações usando desenhos e recortes. Não há limite para as criações. Vejam mais ideias neste board.

Vejam como ficou! Ah, preciso comentar que o livro está em francês porque minha sobrinha mora no Canadá. Coloquei o nome de Livro Secreto da Julia.

livre_secret_de_Julia

Vamos aos materiais e equipamentos utilizados:

Para encadernar o caderno, eu usei a encadernadora The Cinch, o aplicador de ilhós Crop-a-dile, ilhós branco e espiral 5/8in, da We R Memory Keeper.

Cortei algumas páginas usando furadores de papel Martha Stewart. Os dois furadores tem o mesmo desenho, porém um deles faz a borda e o outro cora os cantos. Como são o mesmo modelo, o desenho fica perfeito.

Usei vários tipos de papeis, com diferentes gramaturas. A capa e a contra-capa foram feitas com papel natural panamá 520g. Elas foram revestidas com papel colorido para scrapbook 180g. No interior do caderno, usei folhas coloridas tamanho A4, 90g, nas cores branco, rosa, laranja, amarelo e verde.

Usei mais folhas coloridas, algumas brilhantes, para decorar. Os recortes foram feitos na Silhouette. Como já estava planejando este presente, aproveitei os recortes que fiz na última semana para cortar alguns desenhos extras.

papel_the_cinch crop_dile_ilhoes cortadores_papel papel_cola_acessorios

Como este é um caderno de desenhos, eu fiz uma divisão por sessões coloridas. A cada grupo de folhas com a mesma cor, usei a técnica de scrapbooking para fazer as colagens. O restante ficou livre para a Julia pintar, colar e recortar :-) Eu adoro cor, por isso o caderno ficou super alegre.

Também aproveitei para adicionar outros itens à colagem. Abusei de bichinhos de madeira, fitas, feltro, washi tape e até o barbante Baker Twine (tenho um vermelho!).

Confira como ficaram as páginas :-) Vocês verão que só coloque fotos em uma das páginas. Todas as outras tem um espaço “vazio” para a Julia colocar as fotografias que quiser. Nos recortes eu utilizei vários arquivos da loja da Silhouette.

Rosa Laranja Amarelho Verde

Na contra-capa, eu coloquei um envelope e mandei vários recortes que haviam sobrado do projeto. Agora a história deste caderno está nas mãos da Julia para criar desenhar suas próprias aventuras. :-) :-)

contra_Capa

 

Mais ideias bacanas de Scrapbook e encadernação? Confira aqui no meu Pinterest:

 

Siga o painel Scrapbooking de Feito pela Ju no Pinterest.