Como fazer uma pasta arquivo

Não :-) Este post não foi publicado no começo do ano passado! Sim, a data na pasta é 2015 e está correta :-) Eu é que estou um pouco atrasada para publicar esta dica de organização. Todo início de ano eu organizo a minha “vida burocrática” para passa o ano tranquilamente.  Mas antes de fazer este planejamento, eu “fecho” o ano organizando o que passou. Eu revejo todas as contas e documentos importantes no ano e arquivo. Este ano, eu criei esta pasta arquivo, usando envelopes. Muito simples de fazer em casa e super útil para começar o ano organizada.

Pasta arquivo

Como eu disse, é muito fácil de fazer. Tenho uma pasta arquivo como esta para os anos anteriores também. No comecinho do ano revejo se todas as contas estão em dia e todos os documentos organizados. Quando eu fecho a pasta tenho a certeza que o ano anterior terminou para mim.

Material utilizado para fazer a pasta arquivo:

  • 6 envelopes tipo saco no tamanho 229×324 (comprei na kalunga)
  • cartolina colorida para montar a pasta
  • papel A4 para fazer a sanfona
  • fita de cetim para fechar

Pasta arquivo

Como o envelope é maior que um papel A4 (21×29,7), eu optei por cartolina colorida. Cortei no tamanho um pouco maior que os envelopes. Como vou colocar muito papel dentro, os envelopes vão “estufar”. O acabamento entre as duas folhas também foi feito com cartolina. Quem acompanha o meu blog sabe o quanto eu adoro papel craft.

Pasta arquivo Pasta arquivo

Para juntar os envelopes, eu fiz uma sanfona com o papel A4. Como este ano eu optei por usar apenas 6 envelopes, dobrei 14 vezes. Cada envelope foi colado entre dois lados na sanfona. Os lados das duas pontas foram colados na pasta.

Pasta arquivo

Pasta arquivo

Nos anos anteriores, eu usei 12 envelopes: um para cada mês. Este ano eu fiz diferente. Usei apenas 6 envelopes e organizei por tipo de conta: luz, condomínio, gás, internet/telefone, IPTU e gerais. Assim, dá pra criar conforme a sua necessidade, acrescentando ou excluindo envelopes. Gasta menos também, né!

Pasta arquivo

Depois de colar as pastas, fiz o acabamento final. Corte as flores e os números na minha Silhouette. É um projeto simples, para ficar guardado. Nem precisa tanta decoração assim, né!

Pasta arquivodecoracao_2