Caixinhas decoradas para lembrancinhas com Sizzix

Hoje em dia existem alguns aparelhos que facilitam bastante a vida do artesão. Quando eu li sobre a Sizzix fiquei pirada. Queria aquela maquinista fofa de qualquer jeito pra mim. Existem outros aparelhos até mais sofisticados, como a Silhouette (eu tenho tb :-)). Mas optei em comprar a Sizzix por um motivo: ela corta feltro, papel com maior gramatura e até metal. Ela faz alto relevo e permite fazer o corte com pequenos pedaços do material escolhido. É possível aproveitar qualquer sobra!

Eu ainda estou aprendendo a usar a minha Big Shot. Ela funciona com facas especiais para cada desenho. A única desvantagem da Sizzix com relação a Silhouette é o preço das facas. Se a máquina (que é uma fofura!!!) é bem mais barata, o preço de cada faca dói no bolso! A média custa entre 20 e 40 dólares…. mas é cada uma!!!

Eu comprei um modelo de cada pra testar e até entender o que vou utilizar mais nos meus trabalhos. A Sizzix é muito famosa entre quem faz quilting e scrapbook. Eu – que gosto de artesanatos em geral – ainda estou planejando todos os trabalhos que posso fazer com a minha Big Shot.

Neste mês de especial lembrancinhas, os primeiros testes que fiz foram com as faca para fazer caixinhas, alto relevo e algumas formas. Imaginei estas caixinhas sendo usadas para colocar lembrancinhas de casamento, chá de bebê ou batizado. Além de ser uma embalagem muito fofa, também decora a mesa.

Vejam agora o passo a passo do trabalho:

Esta é a Sizzix e algumas das minhas facas de corte!

caixinha1

Estas são as facas para cortar a caixinhas, flores e também os dois modelos de alto revelo que eu tenho.

caixinha2

Usei também as facas de coração. Fiz duas caixinhas para testar.

caixinha3

Todo corte é realizado nesta base de acrílico. O material fica marcado cada vez que é feito um corte. Na primeira vez que eu usei, achei que tivesse estragado a minha máquina. Parei na hora e corri numa loja. A vendedora me mostrou a peça delas, totalmente marcada!

caixinha4

A máquina funciona assim: numa plataforma, colocamos como sanduiche as placas de acrílico, a faca e o material. No caso deste trabalho, o papel. E gira a manivela. O corte é feito passando de um lado para o outro do equipamento.

caixinha5

Aqui é possível ver como ficou o alto relevo no papel. Ao lado, está a faca do molde da caixinha.

caixinha6

Esta é a marcação após passar pela faca de corte da caixinha.

caixinha7

Para fazer as flores e o coração eu usei papeis super coloridos de origami. Olha que fofura as padronagens. Fica uma lindeza!!!

caixinha8

Como o papel é colorido dos dois lados, escolhi os tons que queria trabalhar.

caixinha9

Depois de passar na máquina, o corte fica assim. É muito perfeito. E você viu o tamanho do papel. Dá pra aproveitar muitas sobras!

caixinha10

E se a faca é menor, é possível cortar várias formas ao mesmo tempo!

caixinha11

A caixinha final, já montada, ficou assim. Muito fofo né!!!

caixinha12

Curtiu? Espere por mais testes aqui. Agora quero testar fazer cartão. :-)